Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bandana
A bandana, do hindi bandhana, é um ornato para a cabeça. É feita com um lenço de formato quadrado ou triangular, e que é dobrado diversas vezes, formando uma tira que cobre a testa, ou até mesmo o topo inteiro da cabeça.
As bandanas eram usadas pelos pioneiros do Velho Oeste estadunidense e foram redescobertas nos anos 70, sendo definitivamente incorporadas ao guarda-roupa jovem na década de 1980. Podem ser feitas com tecido em cores lisas ou estampado, preferencialmente com figuras indígenas primitivas ou estampa cashemir. Caracterizando o símbolo de "Serenidade Destrutiva", Marcado pelas [Cowgirls] conhecidas como Beijoqueiras, Famosas Assassinas do Velho Oeste.
As bandanas também ganharam grande popularida ao serem usadas pelos rappers norte-americanos Tupac Shakur e Nas de Los Angeles, CA. Elas eram e ainda dão usadas por serem uma herança cultural dos povos de origem negra, escravos há séculos atrás. Ficaram populares na época do filme Rocky, em que o personagem principal, interpretado por Sylvester Stallone, as utilizava durante os treinos. O tenista brasileiro Gustavo Kuerten também é um usuário famoso das bandanas.
As bandanas também podem ser usadas em volta do pescoço, como se observa nos cowboys, fazendeiros, cozinheiro e outros, e cuja função é secar o suor das faces e manter a poeira afastada dos colarinhos
Keffiyeh (lenço Palestino)
Em árabe, o lenço é chamado de Keffiyeh, em turco, (ya)shmagh , que signfica " coisa atada".
Esses lenços são encotrados como peça do vestuário de árabes e israelenses, que os usam para protegê-los do sol, e da areia que com o vento, acaba voando nos rostos das pessoas. Algo comum para quem vive em países com um clima árido.
O Keffiyeh, é geralmente, usado com um círculo para segura-lo na cabeça. Alguns, preferem usá-lo com um turbante ou simplesmente caído, protegendo o pescoço e as costas. O jeito que nós, ocidentais, adquirimos para usar.
Vale lembrar, que cada povo tem seu próprio nome e faz desse lenço um uso diferente. Aqui, a gente chama de lenço palestino, mas ele também faz parte do guarda roupa dos Turcos, Árabes, Afegãos, etc.
MELHOR JEITO DE GUARDAR:
Como Dobrar?
Bem existe diversas formas de guardar seus lenços ( Bandana, Keffiyeh, lenço de seda, etc...), mas o melhor jeito é o mais pratico para você. Eu as dobro. As bandas como são muitas vezes usadas em triangulo, eu as dobro em triangulo, já o Keffiyeh eu dobro em quadrado, porque em triangulo ele não fica uma dobra perfeita e da muito problema na hora de guarda. Com tudo dobrado, os coloco em uma caixa, no meu caso uma caixa de sapato mesmo, mas o ideal seria um pote de platico com tampa, tipo tuppeware. Mas muitos naum gostam de dobrar porque amassa o tecido. Uma boa sugestão é penduralos. Hoje no mercado existe cabides específicos para lenços, mas se voce tem preguiça ou é pão duro e não quer compra, o que pode ser feito è um pequeno varal em seu guarda-roupa. Daí vai da criatividade de casa um.
Onde devo usar?
Bem, a pergunta mais freqüente é: Devo usar? Antes de saber em que ocasião usar, você deve perder, talvez, o medo de ousar. Eu, que sou fã de bandanas, arisco e uso elas de toda forma possível. Julgo a banda mais democrática, pode ser usada na cabeça, pescoço, punho, braço, perna, e para as meninas pode ser um belo de um top (=D ); pode ser usada também em qualquer ocasião, formal ou informal, mas tudo vai depender do bom senso das pessoas.
Eu que sou homem, uso bastante no pescoço, no punho e na cabeça. Muitos falam que isso tira a virilidade, mas, acho que não. Um exemplo é o Keffiyeh, que era usado exclusivamente por homens no oriente médio, para proteger do sol.
Penso que é bom conhecer todos os modos de usar o lenço. Vai que você, garoto, tenha uma namorada que goste de lenço? Bom, como eu falei, vai da criatividade de cada um (se é que me entenderão). Eu tambem iria curtir uma guria que conhece sobre lenços, novos conhecimentos é sempre bom.
Bandana:
Tamanho Médio: 50 x 50 cm
Keffiyeh:
Tamanho Médio: 100 x 100 cm
Aqui alguns videos sobre Bandana e Keffieyeh:
0 comentários:
Postar um comentário