Dismorfofobia


É um transtorno da percepção e valorização corporal; consiste em uma preocupação exagerada com algum defeito, inexistente, na aparência física, ou ainda, uma valorização desproporcional de possíveis anomalias físicas que poderiam manifestar-se.

A fobia de deformação física é um quadro clínico bastante freqüente; quem sofre a convicção obsessiva de ter uma parte ou todo corpo deformado se angustia com sua suposta "feiúra" e tendem a deixar que minúsculas imperfeições assumam uma importância desmesurada. Na maioria dos pacientes, a causa está nos deboches que sofreram na infância (pinóquio, dumbo, bolão, etc), embora seja no começo da adolescência que nos tornamos mais sensíveis às críticas, comentários e comparações.

As pessoas que padecem dismorfofobia costumam ser perfeccionistas, tímidas, socialmente ansiosas e bastante sensíveis à rejeição. O corpo, rejeitado e causador de sofrimento, será maltratado sem piedade: submetido a dietas convulsivas que ocasionam anorexia ou bulimia, a exercícios físicos extremos, a isolamento, desleixo no vestir, etc.

Você conhece alguem assim?

0 comentários: